top of page
Foto do escritorEmerson Gordiano

Conceição do Coité e o Poli na OBMEP

Atualizado: 17 de jul. de 2024


Na última sexta-feira, 12/07/2024, alunos do colégio Polivalente fizeram parte de uma grande história de sucesso. Ao realizarem as provas da XIX edição das Olimpíadas de Matemática das escolas públicas, nossos alunos foram reconhecidos com premiações a nível nacional (menções honrosas) e medalhas de bronze a nível regional. A cidade de Conceição do Coité teve uma participação de destaque nesta edição da competição já que onze alunos de diversas escolas estaduais e municipais da cidade tiveram alunos premiados, assim os professores da nossa escola reuniram-se com os colegas das demais instituições para poder acompanhar os alunos até a cidade de Feira de Santana, onde a cerimônia solene em homenagem a professores e alunos ocorreu.


A OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) foi criada em 2005 e, em sua 19ª edição, alcançou quase 18 milhões de alunos e 47 mil escolas em todo o território brasileiro. Nestes quase vinte anos de realização, a OBMEP tornou-se um marco no avanço científico e educacional do Brasil, destacando-se como a maior olimpíada estudantil do mundo.


Realização e Objetivos


Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP tem como principais objetivos:


  • Estimular o estudo da Matemática

  • Identificar talentos na área

  • Promover a melhoria na qualidade da educação básica



Para os alunos competidores, a OBMEP representa uma grande oportunidade de ingresso em universidades e áreas científicas e tecnológicas. Aos alunos premiados são oferecidas bolsas de estudo dentro e fora do país, por parcerias e programas de iniciação científica e estudos em polos de treinamento.





Impacto e Inclusão


A OBMEP não só promove o desenvolvimento acadêmico, mas também integra escolas públicas e privadas de educação básica, universidades e sociedades científicas. Este esforço conjunto resulta em:


  • Inclusão social

  • Qualificação profissional

  • Difusão de saberes


Resultados e Conquistas


Estamos orgulhosos dos nossos alunos que lograram o êxito de serem reconhecidos e premiados na maior competição estudantil de matemática do mundo. Este ano, três alunos do Polivalente foram reconhecidos com menção honrosa nacional pelo desempenho na competição. Além disso, dois alunos da região de Feira de Santana, conhecida como BA02, conquistaram medalha de bronze.


Alunos Premiados

  • Laudelina Vitória Silva de Lima - Colégio Polivalente de Conceição do Coité (Menção Honrosa - Nível 2)

  • Pedro Santana Bortolato (Bronze Regional - Nível 3)

  • Maria Júlia Carneiro Amâncio (Bronze Regional - Nível 3)


Destaques da cidade de Conceição do Coité


  • João Lucas Rodrigues Amâncio - Escola José Lopes Araújo (Menção Honrosa - Nível 1)

  • Rafaele Silva Cordeiro - Escola Estadual Almir Passos (Menção Honrosa - Nível 1)

  • Ana Clara Mascarenhas de Oliveira - Colégio Estadual Rio Branco (Menção Honrosa - Nível 2)

  • Isabela de Moraes S. Sacramento - Colégio Estadual do Açudinho (Menção Honrosa - Nível 2)

  • Jaguariane Tainá da A. Carneiro - Escola Estadual Almir Passos (Menção Honrosa - Nível 2)

  • Sidney Enzo Rodrigues da Silva - Escola Antônio Sérgio Carneiro (Bronze Regional - Nível 2)

  • Yasmin de Almeida Lima - Escola Duque de Caxias (Menção Honrosa - Nível 2)

  • Moisés Gordiano - Colégio Estadual do Açudinho (Medalha de Prata Nacional)


Registramos também a presença do nosso aluno egresso, Tarcisio de Almeida Mascarenhas, que sempre foi um entusiasta da OBMEP, reconhecido diversas vezes com menção honrosa ao longo de sua carreira estudantil e grande incentivador da cultura olímpica no Poli. A OBMEP não só transforma a vida dos alunos e professores envolvidos, mas também eleva o padrão da educação no Brasil, criando um legado de excelência e dedicação ao conhecimento.


Compromisso com a Educação



Para os professores, a conquista dos nossos alunos representa uma gratificante compensação por todo o trabalho feito. Reforça que estamos no caminho certo e que devemos continuar com o ideal de abrir caminhos para a realização dos nossos alunos por meio de uma educação de qualidade. Nesse sentido, o colégio continuará a oferecer as oficinas de treinamento para a prova.




Oficinas de Treinamento


Neste semestre, as oficinas ocorrerão semanalmente às terças-feiras, das 16:00 às 17:30, entre os dias 16/07 e 19/10, na sala de matemática do Colégio Polivalente, sob a coordenação do professor Emerson Gordiano. As oficinas focarão na resolução das questões abertas da segunda fase e na aplicação de um simulado para que nossos alunos cheguem o mais bem preparados possíveis.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page